English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

domingo, 6 de maio de 2012

Os Privilégios de Entrar pela Porta (Jesus)

Texto: João 10.9

Introdução: Amados irmão, quando falamos em porta, sabemos que ela vai levar a algum lugar. A porta tem a função de conduzir pessoa para dentro ou para fora. Sabemos que tais funções vai das decisões das pessoas que as utilizam.

Jesus afirmou neste capitulo que era a porta das ovelhas, e como porta Ele conduz suas ovelhas a algum lugar.

O uso da porta era o que diferenciava o pastor do ladrão. Se alguém ao se dirigir às ovelhas, era cumprimentado pelo vigia na porta, todos sabiam que se tratava do pastor ou dono de algumas ovelhas do rebanho. Entretanto, se alguém, evitando ser visto, pulasse a cerca, logo deduziriam que era um ladrão.

Jesus quando declara que é a porta das ovelhas, Ele lhes dá a garantia de proteção, pois o pastor protege as suas ovelhas dos lobos que estão ao derredor do aprisco. Quando Jesus se compara com a porta, Ele promete três coisas aqueles que por Ele entram:

I. SALVAÇÃO

II. SEGURANÇA

III. SATISFAÇÃO

Tema: Os Privilégios de Entrar pela Porta (Jesus)

I. SALVAÇÃO

Todo aquele que chegar à presença de Deus será salvo. Jesus disse que ninguém vem ao Pai, senão por Ele.

As pessoas em nossos dias correm em uma busca desenfreada por salvação; Procuram caminhos eficazes e simples para resolverem seus problemas; buscam formulas mágicas e porções para serem felizes e bem sucedidas. Porém, se não buscam em Cristo, que é o caminho da salvação, o porto seguro para atracarmos o barco da nossa vida, toda a nossa corrida é em vão. Atos 2.21 nos diz que: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. At 16.31 nos diz também: "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". Paulo nos diz em Rm 10.9: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

Não existe formula mágica ou secreta para alguém ser salvo, não existe nenhum atalho que conduza alguém até os céus, o único caminho que pode nos levar a Deus é Jesus, sem Ele, todos os nossos esforços são como Alguém que tenta secar o mar com um copo d’água, tudo é em vão, toda corrida rumo ao céu, que não tem Jesus como objetivo principal, é corrida de tolos.

O homicida fugitivo passou pelos portões da cidade de refúgio e foi salvo. Noé entrou pela porta da arca e ficou em segurança. Aqueles que recebem Jesus como a porta da fé para suas almas não ficam perdidos. O acesso à paz por meio de Jesus é a garantia de entrada nos céus pela mesma porta. Jesus é a única porta, uma porta aberta, uma porta ampla, uma porta segura; e bem-aventurado é aquele que coloca toda a sua esperança de entrar na glória sobre o Redentor crucificado.

Jesus fala que existe duas portas, uma larga e outra estreita, ao que nos parece que até mesmo crentes experimentados na fé, tem procurado entrar pela porta larga, onde tudo parece ser tão fácil, tão pratico, mas o fim sempre é trágico. Jesus disse: Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”, 7. 13,14. Em nossa vida, muitas vezes cansada e desesperançada, pelas coisas que estamos vivendo, procuramos um caminho, uma saída, porém muitas vezes escolhemos entrar pelo caminho largo, pela porta larga, e tudo se torna pior, pois estamos indo rumo a perdição. Há caminhos que parecem direitos ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”, Pv 16.25.

II. SEGURANÇA

Quando lemos a história de Noé, por ocasião do dilúvio, vemos que ele escolheu entrar por uma porta, esta porta era a porta da arca, pela qual ele e sua família seria salva.

Jesus é esta arca, Ele é aquele que conduzirá em segurança aqueles que entram por ele. Conduzirá aos portões eternos. O pastor protege a ovelha enquanto ela pasta e quando retorna ao rebanho. Ele é o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Ele protege as suas ovelhas. Da mesma forma, os que se chegam à presença de Deus por meio de Jesus irão entrar e sair debaixo da proteção de Deus onde quer que estejam. “O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”, Sl 121.5-8.

Meus irmãos, vivemos em uma época sombria, onde somos assolados pela seca e pela previsão apresentada pelos noticiários, não há nenhuma expectativa de chuvas para os próximos dias. Sei que se existe uma pessoa que pode fala sobre este problema, esta não sou eu, pois só ouvia de falar sobre tal situação, mas agora vivo na pele, porém de uma coisa estou certo, aqueles que estão guardados no aprisco do Bom pastor, nenhum mal lhe sobrevirá e até mesmo a seca será um motivo para louvar o Nome de Cristo. O Bom Pastor é aquele que providencia pastor e água para as suas ovelhas. Cremos nesta verdade? Cremos mesmo? Então que possamos parar de lamentar a situação em que estamos vivendo e creiamos que pelo fato de um dia termos entrado pela porta que é Cristo, ela proverá toda a segurança para as nossas vidas.

O Salmista Com confiança, diz para nós: Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança”, Sl 4.8. Se cremos nisto, que possamos deitar as nossas cabeças em nossos travesseiro e descansar no Senhor que nos dá segurança. Diz o Senhor: “O que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal”, Pv 1.33. Você tem dado ouvidos a voz do Bom Pastor?

III. SATISFAÇÃO

Jesus nos diz no texto que estamos considerando que não apenas dará salvação, Segurança as suas ovelhas, mas também dará satisfação.

Jesus mencionou à samaritana a satisfação proporcionada pela água que ele mesmo oferecia, Ele diz: Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” João 4.14. Também falou da satisfação proporcionada pelo pão que tinha para oferecer: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”, João 6.35. Agora promete pastagem para aqueles que entram por Ele: “...entrará, e sairá, e achará pastagens” João 10.9b. Jesus nos mostra, nesta verdade que Ele, como o nosso Bom Pastor, nos alimenta espiritualmente ao ponto de ficarmos satisfeitos.

Meu amado irmão, Você realmente tem tido satisfação por estar neste rebanho? Você tem se alegrado por estar neste rebanho? Ou vem apenas por que tem que vir? Será que Jesus tem se agradado de tal atitude? Será que ele tem se alegrado em sua vida? Você entra por estas portas com satisfação ou como o boi, quando vai para o matadouro?

Não é o simples fato de estar arrolado no rol de membros de uma igreja, que me faz pertencer ao rebanho de Cristo. Muitas pessoas tem se enganado com isto, acham, politicamente falando, que o fato de ser membro da igreja “A” ou igreja “b”, vai conduzi-lo aos portões das mansões celestiais. O simples fato de ter sido aspergido ou imergido pelas águas do batismo não me torna mas crente do que as outras pessoas. Você pode “ser aspergido em baixo de um chuveiro ou imergido dentro do oceano”, se você não tem uma convicção de fé, você apenas tomou um bom banho no chuveiro ou no oceano, porém salvo você não está.

Você já achou o que procura na igreja ou ainda anda perambulando de igreja em igreja. Se você está em busca de Cristo, você já o encontrou, se não, você será apenas como um turista de igreja, que vai em uma igreja, bebe da água que lhe dão, mas vai em outra e também bebe da água que lhe é oferecida, porém a sua busca continua, por que você não saciou a sua sede, pelo fato dele ser em homens, denominações, menos em Cristo, pois a água que ele nos dá, faz nascer em nós uma fonte de água viva, e jamais voltaremos a ter sede. Ele é a nossa segurança!!!

Conclusão:

Após ouvir está mensagem, quais são as aplicações que tiramos para as nossas vidas?

Jesus diz que é a porta – Você tem entrado por esta porta?

Se entramos por esta porta, jamais pereceremos pois ele garante que quem entrar por ele será salvo, terá segurança e achará nele satisfação.

Você está satisfeito por está neste rebanho?

Rev. Davi Gomes do Nascimento

____________________________________________________

Fonte: Comentário Biblico Africano – Ed. Mundo Cristão

Sermão “Eu Sou a Porta” - Charles Haddon Spurgeon