English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

ESTÁ CRISTO DIVIDIDO?

"Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. Será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" I Corintios 1.12, 13.
Em pleno século XXI é possível perceber que na igreja do Senhor a história se repete. Uns dizem eu sou de Paulo, outros Apolo e outros de Cristo. O fato é que muitos tem esquecido o alvo principal que é o Senhor Jesus Cristo. Como explicar um texto como este?
Precisamos compreender que existia partidos na igreja primitiva e esses mesmos partidos promoviam divisões na igreja. Assim como os coríntios o viam nas escolas de seus filósofos gentios, assim eles, em seu orgulho e presunção o aplicaram á congregação cristã: formaram partidos e se nomeavam conforme o nome de seu mestre favorito. Paulo fora o primeiro mestre do evangelho em Corínto, e, como apóstolo dos gentios, pregara com todo o fervor a verdade. A seguir viera Apolo, cujos brilhantes dons de oratória haviam impressionado muito à grande maioria dos membros . Estes dois mestres, sem sombra de dúvida, enfatizaram a universalidade da graça de Deus em Cristo, exatamente como lhes era preciso para ganhar os gentios para Cristo. Mas logo a seguir vieram os mestres judaizantes, que queriam que as cerimonias judaicas fossem introduzidas em todas as congregações, argumentando, provavelmente, com grande veemência quanto à plausibilidade de sua posição. E enquanto a disputa esteve no auge, um número de membros que ainda não havia sido envolvido formou seu próprio partido, tomando, com falsos ares de santidade, seu nome do próprio Cristo e verdadeiro discipulado aos outros. O efeito de toda briga foi que cada partido requeria para si a única posição correta e desprezava aos demais. Notamos que a característica do movimento foi a adesão a certo nome e era movido unicamente por um espírito de partido. Nenhum deles se levantou em defesa de algum princípio fundamental da verdade cristã . Será que esta história não tem se repetido? Muitos dizem: "eu sou de ..." ou até mesmo eu sou de tal denominação". O que podemos ver é que tais problemas tem causado uma grande divisão nas igrejas evangélicas, chegando até muitas vezes a desprezar as outras.
O problema é tão sério que podemos saber de pessoas que passam em frente a outras igrejas e cospem, como uma forma de repudio, pelo fato de tal igreja não professar a mesma fé, e dizem mais: "Não considero fulano como crente, por que ele não professa a mesma fé que eu professo". Paulo pergunta: "Está Cristo dividido?". Perguntamos hoje: "Está Cristo Divido?". O pr. KRETZMANN nos diz: Um Cristo dividido significa um Cristo apropriado em partes, para cada um seu pedaço separado, neste caso em quatro partes, exigindo cada facção a verdade Dele para si mesmo. Era essa idéia que os crentes de Corinto estava tendo e, é essa idéia que muitos crentes estão tendo. E o pensamento principal na mente de Paulo é que seus cristãos se haviam tornados membros da igreja pela fé na cruz, na expiação operada por Cristo, que lhes fora selada no batismo, por isso ele pergunta: "Foi Paulo crucificado por vocês, foi Apolo que morreu por vocês". A mesma pergunta podemos fazer hoje: Foram os dogmas e placas de denominações que deram a vida por nós? Não! Cristo morreu por nós, e a ele devemos obediência.
Que possamos proclamar a Palavra de Deus em nossas denominações, conhecendo e respeitando - nos uns aos outros, sabendo que o único que deve receber a honra e a glória é Cristo, Ele deu a vida por nós na cruz do Calvário, nesta verdade consiste o "SOLI DEO GLORIE (Só a Deus a Glória).
Pr. Davi Gomes do Nascimento