English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Quiero esto en mi Blog!

quinta-feira, 12 de março de 2009

A OBRA DE DEUS PAI NA SALVAÇÃO

Efésios 1.1-6
Após mostrar a sua autoridade de apostolo, não pela sua própria vontade, mas de Deus, Paulo saúda os crentes de Eféso, podemos ver esta saudação em Ef 1.1,2. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Paulo através de sua apresentação, ele demonstra com que autoridade ele escreve aqueles irmãos, autoridade não dele, mas do próprio Senhor da igreja, Cristo. Isso nos mostra que a nossa autoridade de pregar o evangelhos não vem, de nós mesmos, mas de Cristo, pois em sua carta aos Efésios, Paulo mostra várias repetições como “Em Cristo” ou “Nele”, mostrando assim a união intima estabelecida por Deus entre Cristo e o seu povo. Por isso, encontramos no inicio da carta, Paulo enaltecendo o nome de Cristo e não o dele próprio.
Após a sua apresentação como apostolo de Cristo, Paulo faz referencia as benção de Deus, e vale notar que do versículo 3 ao 14, é uma só frase, o máximo que poderemos encontrar nesta frase são virgulas e ponto e virgula, mas não um ponto final. Esta extensa frase mostra o louvor ao propósito de Deus, propósito este que podemos encontrar com mais clareza em Rm 8.28-30: 28 “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; 30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou”. Propósito de Deus amar trata-se de um plano da graça da salvação soberana, dando capacidade a todos aqueles que agora crêem em Cristo e com a fé que o próprio Deus coloca em cada coração se aproximam de Deus para a salvação através de Cristo. a predestinação significa destino garantido para os crentes, que é a vida eterna dada e decretada por Deus para aqueles que ele elegeu antes da fundação do mundo.
Os versículos 3-6, trata das bênçãos de Deus. Paulo começa dizendo: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo”, v.3, Paulo lembra aos efésios das bênçãos que Deus havia derramado sobre a vida deles, pois quem louva, louva por aquilo que recebeu das mãos de Deus e por sua grandeza. Isso nos leva a refletir, como somos ingratos a Deus, pois muitas vezes deixamos de agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele nos tem dado e uma das grandes bênçãos de Deus, foi ele ter nos escolhido para a salvação por Cristo. quantas pessoas ouvem o evangelho e o trata com desprezo. Ah, queridos irmãos precisamos estar diante de Deus com gratidão, pois ele nos tem abençoado com todas as bênçãos celestiais. Paulo mostra aos crentes de efésios a importância de terem corações gratos diante das grandes obras de Deus em nossas vidas. Do versículo três até o versículo doze o contexto é de agradecimento por bênçãos recebidas. Paulo passa a descrever as bênçãos recebidas da parte de Deus que o levou a bendizer.
“como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”

a) Como também: A ação de abençoar através da eleição é exclusivamente de
Deus. Foi Deus quem abençoou os cristãos com a eleição. Deus escolheu quem Ele salvaria.

Quando o apóstolo Paulo diz que Deus nos elegeu, ele utiliza o verbo no pretérito perfeito, o que indica algo concluído, que eles já estavam de posse da bênção. Isto demonstra que o cristão é um eleito, ou seja, já estamos no exercício da condição para qual fomos eleitos: santos e irrepreensíveis. Se alguém chegasse a nos perguntar que data Deus elegeu pessoas para a salvação, podemos dizer que o texto nos dar essa resposta: “antes da fundação do mundo”. Paulo apresenta a data em que se deu a eleição: Antes que o mundo fosse fundado. Antes que o mundo se tornasse mundo, Deus já havia eleito pessoas para a salvação, este é o mistério da salvação, o homem sendo salvo não pela sua própria vontade, mas a vontade de Deus. E Deus elegeu pessoas para a salvação para que fossem santas e irrepreensíveis. Santidade e irrepreensibilidade são características pertinentes à nova criatura conforme o que atesta o apóstolo Paulo: “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” Ef 4. 24.
A palavra escolha ou eleição aponta um processo para algum fim. Está é a idéia presente neste termo: alguém só é escolhido para um objetivo pré-definido. Se retirarmos qualquer elemento pertinente ao processo de escolha, não existe escolha. Porque:

se não houver um objetivo pré-definido a executar não existe escolha;
se não houver alguém a ser escolhido, não haverá escolha;
se não houver um critério para a escolha, não haverá escolha, e;
se houver a escolha haverá o antes e o depois.

Queremos mostrar ainda, o propósito de Deus e sua graça, pois sabemos que graça significa um favor imerecido de Deus e esta graça se divide em: Graça Comum e Graça Especial. Muitas vezes observamos que pessoas recebem bênçãos de Deus, são prosperas em seus negócios, tem uma saúde boa, não demonstra sofrimentos, porém desprezam a palavra de Deus, vivem em rebeldia e assim mesmo são alvos de bênçãos divinas, por outro lado existem pessoas que são fiéis a Deus, tem uma vida de piedade, de oração, mas não são agraciadas com bênçãos materiais, não tem uma estabilidade financeira que lhe dê condições de sobrevivência, padecem por incontáveis problemas de saúde, perguntamos por que isso acontece se tais pessoas buscam a Deus? Jesus tratando no sermão do monte nos diz que Deus o Pai, faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos, Mt 5.45. Deus pode derramar as suas bênçãos sobre a humanidade, porém a benção da salvação só é derramada sobre os eleitos, essa é a graça especial, onde muitos que usufrui da graça comum estão privados da graça especial. É justamente isso que Paulo fala aos efésios, as benção salvifica de Deus, através da eleição ou soberana escolha e essa escolha é antes da fundação do mundo. Em outras palavras, Deus sabe quem está salvo e quem não está salvo, pois ele mesmo escolheu. A doutrina da eleição de Deus é conseqüência natural da depravação da humanidade. Se de fato o homem está morto e preso em cativeiro, e cego, então a sua liberdade esta fora dele, ou seja, está com Deus. Se de fato alguns homens e mulheres são levantados de sua morte espiritual, tais pessoas “são nascidas de novo”, e não por si mesmas, mas Deus é quem efetua esse milagre. Esses são alvos da graça especial de Deus.
Quando Paulo fala da eleição, ele tem em mente que a predestinação dividi-se em duas partes:

Eleição , com referencia aos salvos;
Reprovação com relação aos condenados.

Estes dois aspectos são frutos da vontade de Deus, pois Deus escolhe a quem ele quer e rejeita quem ele quer. Nos é dito em Rm 9:14 – 17: Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. São essa doutrinas que Paulo lembra aos efésios, mostrando-nos que o propósito eterno de Deus em salvar pessoas não está em nós, mas em Deus.
Após ouvirmos a palavra do Senhor de uma forma tão tocante, qual a avaliação de salvação que fazemos? Será que a salvação vem de nós mesmos Eu aceitar ou rejeitar a Deus? A escolha é realmente nossa? Que possamos ser gratos a Deus, por nos dar este dom maravilhoso que é o dom da salvação. E você amigo visitante, que talvez a sua vida anda sem direção, dizemos que a tua vida é dirigida por Deus, por mais que você negue, esta é a grande verdade. Sabemos que a escolha não é nossa, e nem quem é eleito, pois este mistério pertence a Deus. Você amigo visitante pode ser um eleito, venha a Cristo hoje e seja agraciado pelas bênçãos divinas e como já dissemos antes quem sabe você não é um eleito e pode hoje dizer igual ao apostolo Paulo: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo”, que Deus nos abençoe. Amém.
Rev. Davi Nascimento















SANTIDADE NO OUVIR


“Sabei estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1.19.


O propósito desta carta era animar, confortar e ensinar os cristãos judeus, pois eles atravessavam um período de provações, tentações e havia também uma grande tendência de desvincularem a fé das obras. A carta do apostolo Tiago, traz um teor prático e apresenta preceitos morais para vida dos cristãos. Estudando está carta, percebemos que ela tem 108 versículos e entre estes versículos podemos encontrar 54 mandamentos. Destacamos um deles de suma importância para as nossas vidas, que é “o saber ouvir”.
Vivemos em uma época, em que as pessoas costumam ouvir menos, e falar mais. Nisso tudo podemos refletir de onde vêm as guerras, o ressentimento, lares em crise, casais se divorciando e tudo isto por que as pessoas perderam o habito de ouvir as outras.
Quando nos deparamos com a palavra de Deus, somos confrontados a ouvirmos mais e falarmos menos. Tiago nos ensina uma grande verdade quando diz que todo homem deve estar pronto para ouvir. Devemos notar que ele não exclui quem quer que fosse da exortação: “Todo o homem...”, Deveriam estar prontos para ouvir. O apóstolo alerta para alguns cuidados que os irmãos deveriam ter quanto à paciência no ouvir. Devemos saber que pela falta de paciência no ouvir surgem vários problemas de má interpretação e desses problemas surgem às contendas, iras, intrigas e a falta de comunhão no meio do povo de Deus. Podemos identificar pelo menos dois aspectos na recomendação do apostolo Tiago:

1. Os irmãos ouviriam prontamente a mensagem que estava sendo transmitida por meio da carta, e;

2. Quando fossem inteirados dos problemas existentes no seio da igreja, não fariam julgamentos precipitados, pois deveriam estar prontos a ouvirem mais.
Neste versículo, as recomendações soam como freio ao apetite de muitas pessoas que são atraídas a falarem precipitadamente. Muitos ao falarem precipitadamente dizem: “Falei o que meu coração pediu”, mas novamente somos confrontados pela palavra de Deus que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?”, Jr 17.9. Ninguém conhece as intenções do coração, por isso todo o nosso proceder deve ser santo. Em tudo devemos buscar a santidade, especialmente no ouvir.
Tiago utiliza o mesmo principio que Paulo ao exortar que o homem deve examinar a si mesmo. Com poucas palavras, e de maneira direta Tiago escreve para evidenciar a cada indivíduo o seu erro, que ao ouvir precipitadamente provoca uma explosão de problemas.
Trazendo esta verdade para os nossos dias podemos refletir sobre duas perguntas:

· Será que o nosso ouvido foi convertido juntamente com o nosso corpo e espírito?

· As crises em nosso lar, igreja, trabalho, escola e vizinhança, não surgem pelo fato de exercitar-mos mais a nossa língua do que o nosso ouvido?

Que aprendamos a usar os nossos ouvidos como instrumento de santidade nas mãos do Senhor, para que não somente nós mesmos, mas que outras pessoas possam ser edificadas pelo nosso proceder.




Rev. Davi Nascimento